Páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Se os melros dão com elas!

Este ano parece-me que as framboesas estão a dar frutos mais cedo, ou será impressão minha.

Para além de estarem carregadas como eu nunca vi as minhas, já tenho luzes cintilantes vermelhas e amarelas a convidarem os melros a papá-las, vou ter de ser mais rápido estar atento.





No fim de semana passado já comemos umas poucas, das amarelas.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A primeira do ano!

Esta courgete foi a primeira que colhi este ano, ontem mais precisamente, semeada a 1 de Março, sementes generosas do Rui Esteves, a planta não está na terra mas sim num vaso de bom tamanho.

Até agora tinha 2 polinizadas por mim num dia madrugador, que as abelhas aqui andam meio arrediças.






Uma, esta já canta. Vamos ver como será comida.

As que estão na horta, estão lindas mas isso fica para outro post.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Pimentos - Season 2014

Este ano de 2014 resolvi não cultivar a parafernália habitual de pimentos picantes, cultivava-os mais pela beleza das plantas do que pelos frutos, que cá em casa ninguém é muito fã de picante e então semeei só meia dúzia de variedades que me deram as sementes, variedades engraçadas e raras, que cresciam alegremente num tabuleiro e que o meu gato se encarregou de destruir ao dormir uma bela soneca em cima deste tabuleiro, salvando-se apenas um, somente amarrotado mas parece-me que se safa, um habanero chocolate.

Dito isto, semeei uma boa quantidade de pimentos doces, estes sim, muito apreciados cá em casa, grelhados ou crus em saladas, o seu sabor doce e fresco complementa com alegria uma série de refeições.

Limitei-me às sementes que tinha, esta ano só comprei meia dúzia de pacotes de sementes mas nenhuma de pimentos, gosto imenso destas variedades e não estou disposto a perder estas sementes.

O meu elenco foi o seguinte:

  • Pimento Doce Rubens Lungo Rosso
  • Pimento Gourmet
  • Pimento Frigitello
  • Pimento Ivanhoe
  • Pimento Marconi Gold
  • Pimento Marconi Rossi
  • Pimento Orange Sun
  • Pimento Padrón

Tudo verdadeiras delícias de sementes que recolhi dos do ano passado.

Semeei a 22 de Janeiro de 2014, transplantei para o local definitivo apenas no dia 10 de Maio e estão dentro de um túnel de plástico perfurado.

Em vasos, à espera do local definitivo.
30 pés dentro do túnel, as noites assim ficam mais fáceis e eles nem sequer pararam de crescer mesmo com a mudança para o local definitivo.

domingo, 11 de maio de 2014

Como transplantar um tomateiro.

Chegou a hora de transplantar, os tomateiros estão com cerca de 30 cm de altura e as raízes já pedem mais espaço há algum tempo.
Por norma rego os vasos no dia anterior para o torrão estar húmido q.b., se regar no momento do transplante, os torrões por vezes começam a desfazer-se e eu quero evitar mexer nas raízes o menos possível.

A terra já tinha sido cavada, limpa de pedras, bolbos e outras coisas que vão aparecendo sempre, já estava estrumada e bem esfarelada com a máquina. Mantive-a tapada com geotextil até transplantar as plantas, mantenho assim a humidade e protejo-a dos gatos.

Plantas prontas para o transplante.
Aproveito para tirar todas as pedras e raízes que estão no buraco que fiz, nascem pedras na minha horta.
Abro um buraco mais fundo e mais largo do que o que preciso, e, habitualmente misturo substrato de compra no fundo, 2 punhados, e, misturo-o com as mãos com a terra do canteiro, isto facilitará a vida da planta nos primeiros dias, a minha terra é argilosa e demasiado compactada.
Retiro o torrão do vaso com cuidado, viro o vaso ao contrário e aperto-o ligeiramente, por norma saem facilmente.
As raízes já ocupam a parte exterior da terra, e quando se apanharem na terra nova irão desenvolver-se bem rapidinho.
Torrão posto, começo a ajeitar a terra em volta, com as mãos, desfaço-a o melhor possível para que quando a apertar nenhuma pedra ou torrão mais duro estraguem as raízes.
No fim, aperto bem a terra a toda a volta, espetando os dedos, fora do alcance das raízes de modo a evitar ferir algumas, depois aperto ligeiramente com as duas mão à volta do troco. A planta tem de ficar bem fixa, a água da rega normalmente aconchega o resto.
Aqui está um Tuxhorn já no sítio.
Rego abundantemente a seguir, mas abundantemente mesmo tipo 15 litros em cada planta.
A rega abundante tem vantagens na minha opinião, só os volto a regar passado no mínimo 2 dias e só se a terra ao cimo estiver já seca, nunca molhar as folhas, muito menos neste tempo quente, o tomateiro transpira muito e molhá-lo irá favorecer o aparecimento de doenças.

Coloco logo as canas verticais, enterro-as uns 30 cm, mais tarde será difícil não ferir a raiz.
E está feito, demoro cerca de 4 minutos com cada tomateiro, mas eles irão agradecer-me mais tarde!
...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?